BEM-VINDO

SEJAM BEM-VINDO espero que aproveitem bastante o nosso BLOG e o divulguem para todos os interessados em SAÚDE, BELEZA E BEM-ESTAR.

QUINOA




4 | Enviar mat�ria por e-mail | |
Seg, 12/03/2007 - 14h59
Quinoa conheça este novo alimento


Você já ouviu falar neste poderoso e mais novo alimento? Consumida pelos incas, há mais de 8 mil anos, a quinoa era o alimento principal do povo das montanhas.
Aqui no Brasil há pouco tempo fala-se sobre este alimento. Devido ao seu alto valor nutritivo, muitos já conhecem este grão que pode trazer muitos benefícios à saúde.

A Quinoa, ou Quinua Real, como também é conhecida, é um grão originário da Bolívia e com alto poder nutritivo. Pra você ter uma idéia, este grão possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais presentes. O sabor é leve, semelhante à soja e a cada dia conquista espaço na mesa dos brasileiros.

Podemos destacar também a quantidade de fibras presente. As fibras colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo.

Outra vantagem da quinoa é não ter o glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com intolerância ao glúten, a chamada doença celíaca, também podem desfrutar deste alimento.

Aqui no Brasil é uma novidade, a primeira colheita das sementes da quinoa foi feita em 2002, este processo foi acompanhado pelo pesquisador Carlos Spehar da Embrapa Cerrador (Planaltina/DF). A grande parte da quinoa consumida aqui ainda é importada, por este motivo o produto é mais caro.

Atualmente, agrônomos, engenheiros de alimentos e outros profissionais pesquisam cada vez mais sobre a quinoa, além de descobrir os benefícios nutricionais, também é analisada a forma de plantio para que seja possível a adaptação ao solo brasileiro.

De que forma consumir?

Este maravilhoso alimento pode ser aproveitado desde as folhas, que podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos a couve-mineira, o espinafre, etc, até os botões das flores que podem ser consumidos como brócolis. O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de sopas, etc.

A farinha é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca, biscoitos, enfim, basta ter criatividade e aproveitar de diversas formas este alimento.

Onde encontrar?

Você já encontra a quinoa em grãos, farinha e flocos e está disponível em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.

Conheça as propriedades nutricionais da quinoa

Em 100g de quinoa:
Quinoa conheça este novo alimento


Além destes nutrientes, outros também estão presentes na quinoa, como vitamina B1, B2, B3, C, E, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês.

Como você pode perceber é um alimento bastante nutritivo, mas assim como qualquer outro alimento é importante consumi-lo como parte de uma alimentação saudável e balanceada. Então, vale a pena experimentar, né?


Fonte:
EMBRAPA: Fazenda do DF faz primeira colheita comercial de quinoa do País
Quinua Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário